O que é comunismo e suas vertentes

Arte Che Guevara em Cuba
Arte sobre Che Guevara.

Esse é um assunto tão polêmico quanto o fascismo. De um lado, as pessoas de esquerda dizem que todos os que são contra suas ideias são FASCISTAS. Por outro lado, os novos Girondinos, isto é, os de direita, usam a palavra comunista para qualquer um que seja contrário às suas ideias.

Bom, assim como eu fiz com a palavra Fascismo, vamos descobrir o que é o comunismo e o que significa ser um comunista:

Significado

Comunismo

Origem

⊙ ETIM comun(i)- + -ismo, prov. por infl. do fr. communisme ‘id.’

Substantivo masculino

1. 1.
Organização socioeconômica baseada na propriedade coletiva dos meios de produção.

2. 2.
ECONOMIA•POLÍTICA
Doutrina econômica e política que preconiza tal organização

3. 3.
GEOLOGIA
Doutrina econômica e sociopolítica, de cunho revolucionário, elaborada pelos teóricos alemães Karl Marx 1818-1883 e Friedrich Engels 1820-1895, que prevê a superação do capitalismo por meio da luta de classes, o fim da propriedade privada dos meios de produção, a instauração de um regime de partido único e, num último estágio, a supressão do Estado e o estabelecimento de uma sociedade sem classes.

4. 4.
POLÍTICA (CIÊNCIA POLÍTICA•IDEOLOGIA)
Qualquer regime de governo fundado nessa doutrina.”o c. da ex-União Soviética”

5. 5.
POLÍTICA (CIÊNCIA POLÍTICA•IDEOLOGIA)
Doutrina e política dos partidos comunistas.

6. 6.
POR METONÍMIA•POLÍTICA (CIÊNCIA POLÍTICA)
O conjunto dos comunistas, suas organizações, sua ação política.

Essas são as definições de acordo com o dicionário de Oxford, mas vamos detalhar um pouco mais

O que realmente é comunismo?

Comunismo é tanto uma ideologia política quanto econômica que tem como objetivo maior criar uma sociedade igualitária, sem classes sociais e apátrida. Ou seja, extinguir a propriedade privada, as classes sociais e, em um futuro não tão próximo, acabar com o Estado. Os dois maiores mentores do comunismo são Karl Marx e Friedrich Engels, que diziam que o comunismo seria a última fase do desenvolvimento humano e que só seria alçado por uma revolução dos proletariados.

Como ideologia política, é dado como a ultima etapa do socialismo. Para os comunistas, o melhor meio de acabar com as mazelas da sociedade vêm da mão dos trabalhadores. Eles são os proletários. Segundo Marx, são os maiores produtores de riqueza. Eles também são os que mais são explorados pela burguesia. Sendo assim, a classe dos trabalhadores iria substituí-los. Eles iriam estabelecer uma sociedade sem classes, distinções e desigualdades. Nas palavras de Marx: “De cada um, de acordo com suas habilidades, a cada um, de acordo com suas necessidades“.

Os ricos farão de tudo pelos pobres, menos descer de suas costas.

Karl Marx

Claro que existem varias vertentes do comunismo, mas suas formas dominantes são inspiradas e baseadas no marxismo.:

Stalinismo

Foto de Joseph Stalin escrevendo
Stalin, o ditador.

Você não consegue fazer uma revolução com luvas de seda.

Joseph Stalin

Foi mais um estilo de governar do que uma ideologia, pois Stalin nunca foi um pensador ou teórico. Porém, em seu governo houve particularidades, como:

  • O conceito do socialismo em um só país, que basicamente significava que eles deveriam arrumar o próprio quintal primeiro antes de querer se meter na vida dos outros
  • A agravação da luta de classes, onde a opressão aumentou mais do que antes.
  • Expansão de Gulags, campos de trabalhos forçados
  • Atentados periódicos à liberdade de expressão

Trotskismo

Foto de Trotsky
Trotsky.

Se o capitalismo é incapaz de satisfazer as reivindicações que surgem infalivelmente dos males que ele mesmo engendrou, então que morra!

Leon Trotski

Bom, a briguinha que rolou solta entre Trotski e Stalin não foi apenas pelo controle e o poder, mas também por divergências ideológicas, sendo Stalin, de fato, muito mais radical do que Trotski. Trotski, por sua vez, era a favor de expandir o comunismo para o mundo, adotando uma abordagem tudo ou nada, e estava disposto a usar a violência se fosse necessário. Por isso, assim, a briga entre os dois havia começado. Stalin queria o comunismo global. Já Trostsky preferia, na verdade, instalar o comunismo primeiramente apenas no território russo.

Assim, com a morte de Lênin, Stalin exila Trotski e elimina seus companheiros e apoiadores, em parte por medo de ser subjugado por seu antigo companheiro. Trotski vai para o México e continua suas criticas ao regime stalinista, mas isso dura pouco tempo, pois é assassinado a mando de Stalin.

  • Trotski era contra a inclusão dos camponeses por considerá-los muito radicais;
  • Era oposto as ideias de um só partido;
  • Trotski era contra a ideia de fases do socialismo ao comunismo, queria tomar o poder de uma vez.

Leninismo

Foto de Lenin
Lenin.

A liberdade é uma coisa tão preciosa que devia ser racionada.

Lênin

Lênin foi um dos principais teóricos marxistas e o líder da revolução bolchevique de 1917, na Rússia. Foi mentor tanto de Stalin quanto de Trotski e considerava-os como futuros líderes da Rússia, mas claro como sempre existem favoritismos, Lênin preferia Trotski. Suas ideias partiam de uma ideia de partido centralizado, baseado na defesa de um programa revolucionário onde todos deveriam aceitar as premissas estritas sobre os ideais marxistas.

As características que podem definir o leninismo são:

  • A defesa da ideia que a intervenção não se desse somente na parte econômica, mas fosse uma ideologia que atingisse a consciência das pessoas;
  • Como já dito acima, a defesa do partido centralizado que defendesse tudo.
  • A teoria do desenvolvimento desigual, criada por Trotski que diz que um setor extremamente moderno da economia pode existir de forma combinada com o mais atrasado.

Maoismo

Somos a favor da abolição da guerra, não queremos a guerra. Mas a guerra só pode ser abolida com a guerra. Para que não existam mais fuzis, é preciso empunhar o fuzil.

Mao Tse-Tung

Vamos para as diferenças. Mao acreditava que a Rússia era falida. Enquanto os líderes andavam em bonanças, a população andava na miséria (ele estava certo). Depois de ter se tornado líder do partido comunista chinês e, mais tarde, presidente da China, Mao queria mudar algumas coisas como:

  • Acabar com o elitismo das escolas;
  • Mudar seus sucessores;
  • Mudar o rumo da política comunista chinesa;
  • Combater o confucionismo;
  • Criar a guarda vermelha.

Essas coisas abriram caminho para o que a china viria a se tornar no século XXi, uma potência com poderes extremos.

Conclusão

O comunismo é duramente criticado, mas também muito amado por muitos. Existem muitas críticas a ele. A interferência da liberdade intelectual e de expressão é uma delas. Outras questões incluem genocídios, miséria provocada, mortes em guerras e disputas pelo poder. A hipocrisia seletiva e a falsa prerrogativa de igualdade também são criticadas. Na realidade, poucos ficam com o luxo enquanto muitos minguam na miséria, entre outras coisas.

Se o comunismo é bom ou ruim, deixo para você decidir, mas acredito que hoje não hajam tais comunistas no Brasil, ao menos não aqueles com culhões. Sobraram apenas os lixos e fracos, para a nossa felicidade.

Foto do cadáver de Che Guevara

Um comentário sobre “O que é comunismo e suas vertentes

  1. Pingback: O que é capitalismo e quais foram suas etapas? | Triunviratto

Compartilhe seu conhecimento