Cinema Trash

Dentro do cinema existem muitos subgêneros ocultos, dos melhores e piores que se possam imaginar. Nos filmes não só encontramos conteúdos bons como também conteúdos péssimos, aos quais a gente se pergunta se aquilo é mesmo sério ou não! Dentro disso, o cinema, e principalmente o terror, nos proporciona os famosos “Z Movies” ou, para nós brasileiros, os filmes “Trash” como são mais conhecidos.

Bad Milo é uma produção de terror trash produzido em 2013 pelo diretor  Jacob Vaughan.

Bad Milo – 2013

Os filmes trash são basicamente filmes com baixo orçamento, com grande falta de qualidade visual, técnica e principalmente roteiro. Eles surgiram nos primeiros anos de Hollywood, separando-os dos filmes classificado como “Filmes B”, que são filmes secundários, onde não possuíam tantos famosos envolvidos e também eram, de certa forma, de baixo orçamento. Os trash, por serem de baixíssimo orçamento, possuía tempo de filmagem bem pequeno também, além disso, os filmes poderiam ser gravados em até míseros 5 dias a, no máximo, duas semanas. Eles são, por sua vez, derivados dos gêneros de: terror, ficção cientifica e ação, assim chegando a categoria Z de Hollywood. 

Diretor Peter Jackson em 1987 contracenando em seu filme ''Trash - Náusea Total'' produzido na Nova Zelândia.

Diretor Peter Jackson em seu filme ”Trash – Náusea Total de 1987”

Dentro do trash, existem três gêneros que são: “Exploitation”, que é um gênero de filme extremamente apelativo que aborda o modo mórbido e sensacionalista do tema do longa; são filmes que não trazem grandes atores de sucesso. “Kitsch”, é o termo usado nos filmes com intuito de mostrar a “estética cafona” dentro deles, assim, com o conjunto de outros fatores como, objetos vulgares, baratos e sentimentais, falando resumidamente, é o fator artístico dos filmes. Por fim, o termo “Camp” é uma gíria usada para comportamentos, atitudes e interpretações exageradas, onde o significado é mostrar algo totalmente bizarro, artificial, exagerado e cafona. O que cria um filme trash são cinco fundamentos importantes: a liberdade de expressão, maximalismo, contaminação, desarmonia e a emulação falha. 

Em sequência, deixo alguns filmes deste subgênero para que vocês possam pesquisar e assistir. 

  • Fome Animal (Direção: Peter Jackson, 1992) 
Lionel em Fome animal de 1992, filme trash produzido pelo diretor Peter Jackson.

Fome Animal – 1992

Fome animal ou em inglês ”Braindead”, é um filme neozelandês de 1992. Dirigido por Peter Jackson, é um longa-metragem onde Lionel, um rapaz que convive com sua mãe extremamente controladora, em um dia comum, marca um encontro com uma moça em um zoológico, onde a mãe não aceita o fato dele sair de casa para encontrar alguém. Chegando ao local, a mãe do jovem rapaz é mordida acidentalmente por um macaco que convive naquele zoológico a transformando em uma criatura assustadora, o qual hoje em dia chamamos de ”zumbi”. A trama gira em torno disso e, para não dar spoiler, eu deixo para vocês assistirem e se aventurarem nisso tudo.

  • O Vingador Tóxico (Direção: Lloyd kaufman e Michael Herz, 1984) 
Melvin é um vingador do bem, tentando trazer o lado positivo das coisas e mostrando o amor no filme, um vingador trash dirigido por  Lloyd Kaufman e Michael Herz em 1984.

Vingador Tóxico – 1984

Melvin é um faxineiro muito atrapalhado em uma academia da região, ele é diariamente humilhado dentro do estabelecimento pelos frequentadores, até que um dia ele cai em um tanque de lixo químico, o transformando em um ”vingador” extremamente horrendo, bisonho e deformado. Mas o intuito dele é, de certa forma, positivo onde ele busca fazer o bem, e amar as pessoas.

  • A Morte do Demônio (Direção: Sam Raimi, 1981) 
A morte do demônio é um filme de terror trash, bastante popular na época e nos dias atuais, o filme trata bem o clichê onde os personagens são adolescentes em busca de divertimento e paz em uma casa isolada de tudo e de todos.

A Morte do Demônio – 1981

Cinco estudantes da cidade de Michigan, nos Estados Unidos, decidem ir tirar uma folga em uma casa isolada da cidade, lá eles encontram um livro antigo, conhecido como “Livro dos Mortos”, onde a origem é egípcia. Conforme o longa se desenvolve, os amigos acabam iniciando um feitiço, e a partir disso, eles são possuídos pela entidade, dando início a um grande massacre e bizarrices dentro do filme.

  • O Ataque dos Tomates Assassinos (Direção: John De Bello, 1978) 
O Ataque dos Tomates Assassinos é um filme onde a plantação de tomates acaba saindo do controle e acabam atacando pessoas, formando um exercito de tomates assassinos e sanguinários.

O Ataque dos Tomates Assassinos – 1978

Um clássico do gênero trash, O Ataque dos Tomates Assassinos é um filme onde a plantação de tomates acaba saindo do controle e acabam atacando pessoas, formando um exército de tomates assassinos e sanguinários, podendo atingir tamanhos enormes, virando verdadeiros monstros.

  • O Mistério do Cesto (Direção: Frank Henenlotter, 1982) 
Filme trash de 1982, O Mistério do Cesto é um longa onde Duane Bradley uma pessoa de aparência normal que busca vingança pela cirurgia indesejada que o separou de seu irmão gêmeo deformado.

O Mistério do Cesto – 1982

Filme trash de 1982, O Mistério do Cesto é um longa onde Duane Bradley é uma pessoa de aparência normal, que busca vingança pela cirurgia indesejada que o separou de seu irmão gêmeo deformado. O conteúdo da cesta é finalmente revelado: nela vive seu irmão que foi separado dele na cirurgia.

  • A Volta dos Mortos Vivos (Direção: Stuart Gordon, 1985) 
A trama ocorre com o personagem Frank onde ele tenta impressionar o novo funcionário da companhia, Frank acidentalmente libera o gás tóxico contido nos tambores, o que deixa os dois inconscientes assim os transformando em Zumbis. Filme de 1985 dirigido por Dan O'Bannon

A Volta dos Mortos Vivos – 1985

Dois funcionários em um armazém de suprimentos médicos, desastradamente causam o vazamento de um gás ultra perigoso, cujos vapores fazem com que os mortos retornem à vida. A trama ocorre com a personagem Frank, onde ele tenta impressionar o novo funcionário da companhia e, acidentalmente, libera o gás tóxico contido nos tambores, o que deixa os dois inconscientes, os transformando em zumbis.

  • Trash – Náusea Total (Direção: Peter Jackson, 1987) 
Trash de Peter Jackson, Náusea Total é uma trama de alienígenas onde eles estocam carne humana para se manterem vivos.

Trash – Náusea Total – 1987

Giles Copland é um coletor de impostos da região, quando Copland decide ir em uma pequena cidade da Nova Zelândia chamada Kaihoro, ele estranha muito a cidade por ser extremamente vazia, e então ele é surpreendido por um psicopata local. Ao fugir e pedir socorro, Copland acaba sendo encontrado por um grupo de alienígenas disfarçados de humanos, que o capturam com o intuito de ser alimento para eles.

  • The Rocky Horror Picture Show (Direção: Jim Sharman, 1975) 
O castelo possui moradores muito estranhos com roupas bizarras que eles usam em uma celebração anual,  Frank é o chefe do castelo e o jovem casal descobre que ele não passa de nada mais e nada menos que um travesti alienígena.

The Rocky Horror Picture Show – 1975

The Rocky Horror Picture Show é um musical trash de 1975, em que a história do filme gira em torno de um casal de noivos. Em uma noite na estrada, o carro deles acaba quebrando perto de um castelo onde eles vão pedir socorro. O castelo possui moradores muito estranhos com roupas bizarras que eles usam em uma celebração anual,  Frank é o chefe do castelo e o jovem casal descobre que ele não passa de nada mais nada menos que um travesti alienígena.

Os filmes trash, foram e são uma nova forma de cinema, englobando a bizarrice e o impossível dentro deles. Os filmes não possuem limite em ser esquisito, quebrando padrões dos quais as pessoas têm, mexendo bastante com as imaginações de quem os assiste. Sempre serão filmes aos quais nunca saberemos o que esperar, se serão bons ou ruins, entretanto, são filmes que vamos nos questionar e rir bastante também, sendo ótimos para aquelas resenhas entre amigos. 

E por último, mas não menos importante, deixo um filme com a bizarrice extrema, onde o horror, o nojo, e tudo de pior que vocês possam imaginar se encontram. O filme é “Pink Flamingos”, esse sem dúvidas foi além do que possamos imaginar sobre o trash, assistam e tirem suas próprias conclusões.

Divine em Pink Flamingos, onde o mesmo está comendo um porco de verdade em uma cena do filme.

Pink Flamingos – 1972

Com um baixíssimo orçamento, Pink Flamingos é um longa produzido por John Waters. Em uma coleção de bizarrices verdadeiras, a personagem Divine passa dos limites neste filme onde o mesmo faz sexo oral em seu próprio filho. Com os dois pés dentro do exploitation, o filme é um circo de horrores, que cada cena fica pior! Para não estragar a ”graça” da trama, eu deixo vocês com essa vontade de não assistirem o filme. Sem dúvidas, Pink Flamingos é um filme de domingo após um bom churrasco em família.

Os trash, sempre será um cômico subgênero do cinema, talvez o menos relevante de todos, mas para uma resenha ele é perfeito. Ele nos mostra que quando achamos que nada pode piorar, piora, afinal, nem tudo são flores! O trash não possui limites e é isso que ele tem de mais “charmoso”. 

Compartilhe seu conhecimento