A Importância da Leitura na Sociedade Contemporânea

As vantagens da leitura provêm de duas formas – o aprendizado concentrado de toda uma existência, geralmente de um espírito excepcional; e a possibilidade de fazer com que este mundo flua em direção à realidade. É algo como alçar o dom do voo, sem necessariamente nascer com asas. O leitor e possivelmente, caso seja ele também um espírito excepcional, escritor, detém em si toda força de criação necessária para uma nova existência; com esse poder, um império tem chance de nascer e outros de serem extintos. Pois a força criadora é também a mesma [força] que destrói.

Dito isso, é necessário frisar que aqueles que sabem ler, mas não leem, não têm vantagens contra os que não sabem ler; porém, é de saber que é preferível não ler a engolir uma literatura porca e mal escrita como as que existem hoje, pois o que difere um excepcional, um erudito real e um gênio é justamente quanto à qualidade de leitura e, por assim dizer, a qualidade do próprio espírito. Existe uma grande diferença entre os livros de hoje e os clássicos — a qualidade.

Biblioteca caseira.

A leitura deve fazer parte da vida de todos.

Não se atendo ao fato em si, mas também não o menosprezando, demonstra-se porca e pobre a literatura contemporânea. Livros de autoajuda, livros de coachs, livros de youtubers (pasmem – mais lidos hoje em dia que os do próprio Voltaire, escritor e filósofo iluminista do século XVIII) e romances baratos escritos com o propósito chulo de lucro, só podem ajudar as pessoas em uma coisa: embotar[1] a mente.

Uns acervos de livros dos últimos 50 anos não valem um único livro escrito por Fiódor Dostoievski (considerado um dos maiores romancistas, pensadores e “psicólogos” que já existiram). Podem me acusar de saudosismo, de inveja ou do que for, mas a verdade não se prostra e nem se humilha a tumultos de mentes ordinárias que nada tem de bom a dizer.

Ó sancta simplicitas, diria um indignado. Já eu, digo que nada é simples nisso. A sociedade avança em direção ao abismo, e isso não vem de causas simples, mas de circunstâncias peculiares. Nunca subestimei a necessidade de ser medíocre de alguns, mas sempre preferi acreditar que as coisas não eram tão péssimas.

Oh, como eu estava errado. O mundo é um aterro enorme onde todo o tipo de lixo é encontrado, principalmente aqueles que não deveriam nem existir — a cada minuto observando, mais coisas ruins aparecem.

O mundo caminha em direção a um caos. Não existem mais liberdades verdadeiras. São apenas as que alguns outros acreditem ser liberdade. O que pode ferir a ideologia é combatido mortalmente. Isso acontece mais do que com a corrupção diária. É mais que a fome, a miséria e qualquer outro crime de nosso maravilhoso e excelentíssimo código penal.

As pessoas não pensam mais. Elas delegam a outros. Não contemplam. Apenas agem rudemente. Não leem livros de verdade. Apenas usam de uma droga do otimismo para se manterem em uma ilusão de vida. Em suma, não existe vida de verdade assim como não existem filósofos de verdade no século XXI. Apenas ilusão e falsos profetas.

A orgia libertina com o lucro e a produtividade só fazem com que sejamos escravos – tanto do dinheiro, quanto de pessoas. O importante é fazer a roda girar. Isso inclui gastar todo o dinheiro em bens materiais, álcool e sexo. Assim, vive-se a “vida” como um escravo, tanto de um burguês qualquer quanto de si mesmo. Em parte, tudo isso tem a ver com o hábito da leitura, ou a falta dele.

Enquanto o indivíduo endeusar celebridades, coachs, pastores e gurus da motivação, o mundo continuará perecendo tanto de pessoas boas quanto de escritores excelentes, pois agora o que importa mesmo não é escrever por amor ou por compartilhar o saber, mas apenas para enriquecer.

Uma ilha com uma área verde

Estamos ilhados em meio à uma irrelevância de informações.

Para uma melhora eficiente, par excellence, deve-se menosprezar os autores que procuram por fama e dinheiro, e procurar por aqueles verdadeiros espíritos livres e excepcionais, os gênios. Sempre que possuir alguma dúvida sobre o que ler, saiba que os clássicos são a resposta. Nisso, com toda certeza pode não alterar o mundo todo, mas pelo menos irá mudar algumas vidas e quem sabe sejam essas vidas que nos salvarão de uma provável extinção.

A verdade nunca esteve tão longe quanto está hoje, estamos nos afogando em um mar de irrelevância e fazemos isso conscientemente. Só me resta lutar para escapar deste oceano profundo que tenta a todo custo me engolir e esperar, do fundo de minha alma, que alguém escute minha verdade. Só livrando da moralidade hipócrita, da irrelevância, da ganância desmedida e dos achismos, é que poderemos, enfim respirar aliviados. Ande, respire, respire.

Glossário

[1]: perder o vigor, enfraquecer.

Um comentário sobre “A Importância da Leitura na Sociedade Contemporânea

  1. Pingback: Lista de leitura – parte 1 | Triunviratto

Compartilhe seu conhecimento