A lição de Aquiles: Seu Nome Nunca Será Lembrado

Aquiles - Brad Pitt

“O que todos os Homens Querem, Eu quero mais”.

Aquiles (Homero – Ilíada)

Aquiles. Um homem incomum tanto para sua época quanto para a nossa. Um símbolo de masculinidade, coragem, altivez, orgulho e sagacidade; também um ícone de soberba, arrogância e brutalidade. Aquiles era filho de Peleu, um rei, e da deusa Tétis. As águas do rio Estige banharam-no em seu nascimento, tornando-o invulnerável. Sua mãe, no entanto, deixou-o com uma fraqueza: seu calcanhar. Esse foi o lugar em que ela o segurou para banhá-lo.

Com toda certeza, pode-se afirmar – sem entrar no mérito da realidade de sua existência – que ele conquistou um dos maiores e melhores títulos de guerreiro da história, sendo dono de incontáveis e improváveis vitórias. Tanto é que o guerreiro é conhecido e venerado até os dias atuais. Entretanto, por qual razão essa explicação é relevante? Isto se deve ao fato de que, assim como Aquiles almejava ser lembrado por gerações, nós, por nossa vez, precisamos cultivar o mesmo ideal.

O filme Tróia

No início do filme “Tróia” temos um diálogo entre um garoto e Aquiles sobre a ordem dada por Agamenon para lutar com um guerreiro da Tessália:

– “O Tessálico que vai lutar com o senhor, ele é o maior homem que já vi. Eu não lutaria com ele”, disse o menino.

– “Por isso o seu nome nunca será lembrado” (Aquiles).

É sobre isso. Sobre LEMBRAREM DE VOCÊ, ou pelo menos ter esse objetivo. Pense, qual a vantagem de viver uma vida morna, uma vida medíocre e sem nenhum acontecimento memorável para chamar de seu? Além disso, que lembrança você quer deixar para seus filhos e netos? E o que dizer das futuras gerações? Portanto, se você tem dúvidas a respeito de correr atrás dos seus objetivos e arriscar, não tenha mais dúvidas. É melhor fazer do que não fazer. Assim, você evitará acabar se arrependendo.

“Os eleitos dos deuses morrem jovens”

Lenda de Aquiles

Conclusão

Eu sei, são muitas perguntas. Este texto, na verdade, começou a ser muito mais um diálogo do que uma dissertação. Além disso, não consigo escrever algo desse nível sem me colocar à disposição mental e fisicamente. A minha opinião, talvez, vá contra a maioria, mas acredito que precisamos viver uma vida que faça com que os outros se lembrem de nós. Portanto, devemos garantir que contamos nossa história nos livros de história, ou, pelo menos, que tentemos.

Como diria sêneca:

“vamos nos certificar, meu querido Lucílio, que nossas vidas, como joias de grande preço, sejam dignas de nota, não por seu tamanho, mas por sua qualidade”.

Não é preciso viver muito, apenas precisamos viver bem. A ideia é tentar eternizar algo nesse mundo, pois assim conseguiremos a vida eterna. Perpetuaremos nossos nomes entre os séculos dos séculos e isso é um objetivo de vida válido. Morra como alguém que viveu realmente e não apenas existiu, conheça a ti mesmo. Mas se por algum acaso você não quiser isso para sua vida, não há problema. Viva sua vida, só saiba que seu nome nunca será lembrado.

“Igual porção cabe a quem fica para trás e a quem guerreia;
Na mesma honra são tidos o covarde e o valente;
A morte chega a quem nada faz e a quem muito alcança”.

Um comentário sobre “A lição de Aquiles: Seu Nome Nunca Será Lembrado

Compartilhe seu conhecimento