Nos Bastidores: O Bebê de Rosemary

O Bebê de Rosemary, capa lançada em 1968
Capa do filme ”O Bebê de Rosemary” Direção de Roman Polanski (1968)

O Bebê de Rosemary foi um grande clássico do horror e do terror psicológico dentro do cinema em seu ano de lançamento em 1968, apesar da trama desde o início nos mostrar como o filme é macabro, ainda não conseguimos ter uma noção 100% real de tudo o que possa ter rolado por trás das câmeras, com isso, trago mais um artigo sobre os bastidores do cinema, e dessa vez com mais um clássico cult. 

O clássico filme e também a nossa ‘’madrinha’’ do terror com temáticas satânicas, O Bebê de Rosemary, nos conta uma história de uma jovem moça iniciando sua vida com seu recém marido, até onde tudo parecia ser perfeito, um apartamento novo, pós casamento, felicidade em ambos os lados, mas nem tudo são flores, coisas anormais começam a acontecer, pessoas extremamente estranhas aparecem, e tudo o que parecia ser normal, acaba se tornando algo totalmente diabólico. 

Cena de atuação da atriz Mia Farrow como Rosemary em seu filme de 1968
Behind the Scenes de Rosemary em atuação no filme.

Quando o assunto é satanismo podemos ter várias noções em mente, mas quando o assunto é esse e dentro de algum enredo não conseguimos ter uma visão muito ampla do assunto, e isso acontece em O bebê de Rosemary, coisas absurdas e bizarras aconteceram dentro dos bastidores e podemos falar alguns desses fatos que vieram a mídia na época e que gerou muitas repercussões.  

A morte de William Castle 

William Castle foi um dos diretores cogitados a dirigir a trama de 1968, mas acabou perdendo sua preferência para o diretor Roman Polanksi, o fato curioso e bizarro é que um ano após o lançamento do filme Castle começa a ser perseguido e a receber ameaças de mortes, em abril de 1969 ele é internado em estado de emergência com uma falência renal. Dando início a uma suposta maldição, no hospital dias antes de morrer, testemunhas disseram ouvir ele gritar desesperadamente ‘’ Rosemary, pelo amor de Deus, solte está faca!”

William Castle ainda vivo
Diretor de cinema William Castle (24 de abril de 1914 – 31 de maio de 1977)

Maldição 

O compositor da trilha do filme, Krzysztof Komeda, de então 37 anos, estava em uma festa quando se viu no meio de uma briga, e no meio desta briga acabou caindo da sacada do local onde estava, caindo de cabeça em uma pedra e ficando 4 meses em coma, mas nunca chegou a se recuperar e acabou morrendo devido a um coagulo no cérebro. 

Compositor da trama Krzysztof Komeda
Compositor Krzysztof Komeda

Sharon Tate 

Sharon Tate era esposa do diretor do filme Roman Polanski, Tate foi assassinada a facadas por quatro fanáticos e seguidores de Charles Manson, o fato também curioso disso tudo é, que ela estava grávida de 8 meses, ela foi esfaqueada 16 vezes em sua residência em Los Angeles, ‘’Sou o Diabo, e vim fazer o trabalho do Diabo’’ foram as palavras que Sharon ouviu durante seu brutal assassinato, os assassinos não satisfeitos fizeram mais 4 vítimas que estavam no local e por fim escreveram a palavra ‘’porco’’ na parede da casa e a tinta usada foi o sangue das próprias vítimas. 

Sharon Tate e seu esposo Roman Polanski
Atriz Sharon Tate e seu esposo e diretor Roman Polanski

Coincidências. 

Após 11 anos, o beatle John Lennon é assassinado na porta do prédio onde morava. John morreu no Edifício Dakota, onde se passava a trama de O Bebê de Rosemary. Lennon foi morto por um fanático religioso e segundo ele, ele possuía um ódio sobre John devido algumas afirmações as quais ele teria feito usando o nome Deus e religião, em entrevista o assassino cujo o nome era Mark Chapman, disse que quando cometeu o assassinato ele ouvia as palavras ‘’ “Do it, do it, do it” (“Faça isto!”)’’ John perdeu 80% de seu sangue e veio a óbito. 

Ex Beatle John Lennon
Cantor e compositor John Lennon ( 9 de outubro de 1940 – 8 de dezembro de 1980)

Ira Levin  

Levin foi o autor do livro, e ele mesmo sendo apenas o autor não saiu ileso as maldições. Um acontecimento bizarro que aconteceu em sua vida foi que depois do lançamento do filme, seu casamento começou a ir por água abaixo repentinamente, gerando um divórcio. Por fim suas obras foram colocadas na ‘’lista negra’’ da Igreja Católica e os mesmos aconselhavam os fiéis a não lerem seus livros por serem ‘’amaldiçoados’’  

Escritor Ira Levin

O filme sem dúvidas faz jus ao seu gênero de ‘’terror psicológico’’, mexendo bastante com a mentalidade a sanidade de quem assistiu a trama na época, trazendo muita agonia e atormentações a todos, a psicologia que Roman trouxe pro seu filme segundo ele era uma realidade, já que seitas satânicas existem só que nem todos tinham coragem de expor isso a público. Roman ainda afirmava que a incerteza, a dúvida e o terror psicológico são as bases de O Bebê de Rosemary.  

‘’ “Eu não quero que o espectador pense isso ou aquilo; quero simplesmente que não tenha certeza de nada. Isso é o mais interessante: a incerteza”. 
-Roman Polanski-’’  

Rosemary em espanto na cena filma da trama ''O Bebê de Rosemary''

Roman era extremamente perfeccionista, o cineasta não hesitou em colocar seus atores em situações de limite. Sua protagonista, Mia Farrow, teve que comer carne crua apesar de ser vegetariana, e arriscando sua vida correndo no meio do trânsito em uma das cenas do filme. 

Por muitos o melhor filme de terror psicológico de todos os tempos O Bebê de Rosemary, foi capaz de causar muito alvoroço em muitas pessoas e em religiões, sem limites o filme nos trouxe muitas visões e ideologias as quais até então eram desconhecidas ou ‘’ocultas’’ no mundo, mas sem dúvidas uma obra incrível que merece muito reconhecimento apesar de tudo, o que podemos tirar disso tudo é que é oculto deve permanecer oculto, o filme apela para o subconsciente e é isso que o deixa mais interessante, um ótimo filme com suas adversidades, ainda em alta a trama jamais irá perder sua exclusividade nesse universo, pois um clássico sempre será um clássico. 

Cena em especifico de Mia Farrow em ''O bebê de Rosemary''
Behind the Scenes de Mia Farrow

Compartilhe seu conhecimento